É na infância que aprendemos a reconhecer as formas. É uma
fase de descobertas e de novas propostas. A criança observa tudo ao seu redor e
aprende se divertindo e participando ativamente a cada nova brincadeira. Por
isso, levando em consideração a idade dos alunos do 6° ano da Escola Emília
Ferreiro onde leciono matemática há alguns anos, estamos iniciando o objeto de
conhecimento "Sólidos Geométrico" que faz parte do universo
tridimensional o famoso 3D.
PASSE O MOUSE NA IMAGEM E CLIQUE NA SETA DA DIREITA PARA VER TODAS AS FOTOS
Alguém já parou para observar que tudo que encontramos
possui uma forma e ocupa um espaço? Assim como os brinquedos, as flores, as frutas,
os móveis, os utensílios domésticos, o material escolar, todos são elementos
que ocupam lugar no espaço e que possuem formas geométricas!
Os sólidos geométricos são objetos tridimensionais, possuem
largura, comprimento e altura, e podem ser classificados entre poliedros e não
poliedros (corpos redondos). Seus principais elementos são: faces, arestas e
vértices. Cada poliedro possui sua representação espacial e sua representação
planificada (planificação de sólido geométrico). Com intuito de uma aprendizagem
também voltada para a construção dessas figuras espaciais, os próprios alunos estão construindo seus Cubos, Blocos retangulares
(paralelepípedos) cilindro e cones, e em seguida aprendendo a calcular suas
planificações e volumes.
Nessas construções (Aulas práticas) os alunos usam de toda
sua criatividade para criarem objetos que encontramos no dia, dia através das
figuras espaciais, tais como, caixinhas de chocolates, bombons, funis, casca de
sorvete, latinhas de coca cola, etc. "A
mente da criança é um universo a ser explorado na matemática".
"A Matemática é como um moinho de café que mói
admiravelmente o que se lhe dá para moer, mas não devolve outra coisa senão o
que se lhe deu."
(Faraday)
Prof. João Batista
Licenciado em Matemática
Pós-Graduado em Metodologia do ensino de Matemática e Física
Outros cursos: Matemática Financeira- Trigonometria