A ludicidade do jogo de dados, aplicado na aprendizagem das quatros operações,viabiliza o raciocínio lógico


OS DADOS E AS 4 OPERAÇÕES


OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA



O jogo é uma atividade lúdica que viabiliza, além do raciocínio lógico, o desenvolvimento de processos psicológicos. Sua utilidade no ensino vai muito além da apreensão de conteúdos, e proporciona também momentos de interação e de vivência de regras. Trabalhar com jogos é propiciar momentos de reflexões comportamentais e atitudinais.

Visando a ludicidade dos jogos como ferramentas que propiciam o pensamento lógico, para o desenvolvimento de habilidades e competências básicas no âmbito da cognição matemática, encerramos nesta terça-feira 19 de fevereiro de 2019 o período de revisão das quatro operações realizando um jogo de dados viabilizando a aplicação dos conteúdos seguintes para o 6° ano da Escola de Ensino Fundamental Emília Ferreiro.

Na diversidade que é possível trabalhar com os dados "bozó" utilizamos o jogo "A BATALHA DAS OPERAÇÕES" onde os alunos gradativamente são induzidos a aumentar o raciocínio com intuito de encontrar todos os números de uma tabela pré-estabelecida, utilizando de maneira estratégica a adição, subtração, multiplicação e divisão.

PROFESSOR: João Batista da Silva



TODAS AS FOTOS